Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
SOUSA, Clarilza Prado de e MARCONDES, Anamérica Prado. Buscando possibilidades para a avaliação institucional da educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.23-38. ISSN 1414-4077.
O texto discute possibilidades de encaminhamento do processo avaliativo construído coletivamente, apresentando uma perspectiva diferenciada para se olhar e orientar a auto-avaliação institucional, considerando as mediações psicossociais. Busca a compreensão da avaliação que os sujeitos produzem em espaços de participação para reflexão e consciência do grupo. A proposta está alicerçada em um estudo de caso realizado numa universidade enquanto se instalavam práticas avaliativas. Tem como referencial teórico uma epistemologia de orientação psicossociológica, que considera o papel do simbólico na construção do real e na orientação das condutas humanas. O modelo proposto contempla etapas que se integram e se complementam e a utilização de uma diversidade de procedimentos voltados à análise do cotidiano. Trata-se de alternativa que dialoga com outros encaminhamentos de avaliação, frente às dificuldades das instituições de ensino superior de assegurar condições de participação dos sujeitos no processo avaliativo, dada a complexidade da dinâmica organizacional.
Palavras-chave : Educação Superior; Auto-Avaliação Institucional; Mediação Psicossocial; Representações Sociais.