Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Programa de Avaliação Institucional: possibilidades, desafios e perspectivas. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.01, pp.87-101. ISSN 1414-4077.
Este estudo tem como propósito investigar os desafios e as perspectivas que justificam a existência da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise desenvolvida parte das ações técnicas de avaliação, numa determinada experiência universitária onde acontecem as pesquisas de opinião que apontam o índice de satisfação da comunidade acadêmica, determinando os rumos dos serviços e metas institucionais apresentadas numa dada realidade pedagógica e administrativa. A investigação considerou os limites e possibilidades de uma avaliação que, transcendendo o ato técnico de levantamento de dados, ultrapassasse a identidade controladora clássica da avaliação possibilitando uma avaliação participativa emancipatória. Analisa as mudanças legais da avaliação - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), apresenta resultados, contradições e propostas de produção de uma cultura participativa de avaliação nas IES.
Palavras-chave : Avaliação Institucional; SINAES; Avaliação Participativa; Cultura da Avaliação.