Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
MORETTO, Cleide Fátima et al. Percepção dos coordenadores de curso de graduação em relação aos processos avaliativos institucionalizados na Universidade de Passo Fundo. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.109-127. ISSN 1414-4077.
O coordenador de curso de graduação. Integrante do processo de gestão universitária representa o agente articulador entre o projeto pedagógico institucional o curso de graduação. Trabalhos anteriores sobre as práticas avaliativas na Universidade de Passo Fundo identificaram a necessidade de aprofundar a interação o envolvimento dos coordenadores de curso de graduação com a Divisão de Avaliação Institucional. Norteados pelo questionamento sobre o modo como são percebidos os processos, as práticas e os instrumentos avaliativos existentes na instituição e sobre as ações que resultam do seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e técnica de grupo focal com os coordenadores de graduação em exercício no ano de 2004. O estudo aponta importantes reflexões obtidas por meio do foco em cinco categorias de análise.
Palavras-chave : Educação Superior; Gestão Universitária; Qualificação.