Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
GIUSTI, Sonia Regina e LOPES, Jairo de Araújo. Marcos interpretativos da história da avaliação e sua expressão no SENAC-São Paulo. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.04, pp.739-750. ISSN 1414-4077.
O presente trabalho relaciona os principais marcos da avaliação da aprendizagem propostos pela legislação brasileira de 1950 a 1996 e sua incorporação na educação profissional no âmbito do SENAC-São Paulo. Os resultados indicam avanços no sentido de uma concepção tecnicista de avaliação cuja investigação do aproveitamento do aluno está centrada no saber fazer e no final de uma etapa de estudos para uma concepção formativa, cuja investigação está centrada no saber ser, saber fazer, saber conviver e durante o processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Educação Profissional; Avaliação Formativa.