Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
LANZILLOTTI, Regina Serrão e LANZILLOTTI, Haydée Serrão. Resultados do ENADE/2009 dos cursos de estatísticas em discussão. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.157-177. ISSN 1414-4077.
Objetiva-se confrontar os resultados do ENADE-2009/Estatística entre as IES. A avaliação para a Formação Geral (FG) abordou estudos de caso, simulações, interpretação de textos, análise gráfica e tabular, enquanto a Formação Específica (FE), estudos de casos. As notas foram padronizadas pelo desvio padrão com ajuste para variar no intervalo de zero a cinco, considerando o afastamento padronizado ao módulo do menor, dividido pela soma do maior com o módulo do menor, o quociente foi multiplicado por cinco, os inferiores a -3,0 e superior a 3,0, não foram utilizados e recebem zero e cinco, respectivamente. Os padronizados foram convertidos em percentis da Curva Normal Padrão e permitiram traçar gráficos para aferir padrão de classificação tanto para concluintes quanto para ingressantes.
Palavras-chave : ENDADE/2009; Desempenho Acadêmico; Cursos de Estatística.