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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
SILVA, Marcelo Fernandes da; BORGES, Luis Henrique; BORGES, Maria Soledade Gomes e ELIAS, Inara Pena Barbosa. Política de ensino superior: um estudo de caso sobre a avaliação da qualidade para um modelo de gestão universitária. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.249-269. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100013.
A auto-avaliação institucional é aqui considerada no contexto da avaliação do ensino superior como ferramenta de gestão universitária. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o impacto dos resultados de um comitê de auto-avaliação institucional na gestão de questões pedagógicas e administrativas de uma universidade brasileira de acordo com a política educacional contemporânea. Quatro relatórios anuais consecutivos foram revisados para demonstrar os impactos da auto-avaliação institucional e levantar questões sobre a comunidade acadêmica. Os princípios de análise de conteúdo foram utilizados para validar os pressupostos das rotinas anuais do comitê quanto à importância do quadro de avaliação institucional como base para a qualificação dos procedimentos acadêmicos. Foi possível observar os efeitos positivos do comitê sobre as práticas da universidade: a efetiva participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, bem como a validação da informação para a gestão universitária. Outro aspecto que a avaliação permitiu foi a identificação de áreas de maior ou menor impacto nos aspectos científicos, sociais, pedagógicos e tecnológicos. O papel do comitê foi essencial na identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo assim para a realização de ações de melhoria da qualidade institucional da Universidade sob o panorama da avaliação do ensino superior brasileiro.
Palavras-chave : Educação superior; Administração; Política; Qualidade; Autoavaliação institucional; Universidade.