Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
KAMBOUROVA, Miglena. O que falta entender sobre o conceito de autoavaliação (da aprendizagem) no ensino superior? Um olhar diferente de sua história. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.640-658. Epub 30-Out-2020. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300007.
Embora o conceito de autoavaliação da aprendizagem tenha sido desenvolvido e investigado por diversos autores nas últimas décadas, parece que ainda gera desconfiança e dúvidas entre os professores, o que se traduz em sua pequeño índice de aplicação no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior. Por isso, este artigo se propõe a fazer uma abordagem de sua história a partir da hermenêutica - o que implica analisar a evolução da palavra, sua conversão ao termo e, posteriormente, ao conceito - e da didática para revelar significados cuja compreensão de seu conceito ficou pendente (o psicológico-sociológico, o filosófico-ontológico e o pedagógico-didático), a fim de gerar reflexões sobre o assunto, propor outra visão contra a autoavaliação e abrir um espaço para futuras discussões.
Palavras-chave : Autoavaliação da aprendizagem; Educação superior; História do conceito de autoavaliação.