SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Saúde mental e recursos de enfrentamento em estudantes universitários brasileiros em tempos de pandemiaOs determinantes do desempenho no exame de seleçao da Universidade Federal de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

PIRES, Priscila Keller  e  ALPERSTEDT, Graziela Dias. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social - LEdS. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.651-673. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300014.

A questão do desenvolvimento sustentável tem sido um dos temas recorrentes na agenda das instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolveu um projeto institucional chamado "UDESC Sustentável" que promove iniciativas para colocar a sustentabilidade em prática. Uma dessas iniciativas, denominada "Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social" ou simplesmente LEdS, foi desenvolvida no Campus I da UDESC em Florianópolis e visa, a partir da ideia de um laboratório vivo, incentivar estudantes e professores a desenvolverem pesquisas e práticas que abordam os principais problemas públicos da cidade, dialogando com o público alvo envolvido, bem como atuando em suas particularidades ou demandas específicas. O objetivo é, portanto, disseminar e aplicar conhecimentos sobre sustentabilidade e inovação social, integrando ensino, pesquisa e extensão. Este artigo descreve esta iniciativa, as abordagens teóricas e as práticas que a fundamentam.

Palavras-chave : sustentabilidade; inovação social; living labs; educação para sustentabilidade; ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )