Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
SCUDELER, Marcelo Augusto e TASSONI, Elvira Cristina Martins. A educação a distância como estratégia de captação de alunos após a redução| da oferta do Fies. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023007. Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100007.
Ao mesmo tempo que viabilizou o ingresso e a permanência de estudantes na educação superior privada, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi uma ferramenta de financeirização do setor, especialmente na primeira metade da década de 2010. Este artigo focaliza as consequências para o segmento educacional, do progressivo encolhimento do Fies a partir de 2015, bem como a Educação a Distância (EaD) como estratégia comercial para minimizar os impactos deste encolhimento no processo de captação de alunos. Trata-se de uma pesquisa documental que pretende demonstrar que, na míngua de fontes públicas estatais de financiamento estudantil, a continuidade do processo de expansão e a manutenção dos resultados das empresas educacionais foram viabilizadas pela expansão da EaD.
Palavras-chave : educação superior; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); educação a distância.