Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
NEUENFELDT, Manuelli Cerolini e ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.85-96. ISSN 1519-3993.
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.
Palavras-chave : História da Pós-Graduação; Pós-Graduação em Educação; Educação Brasileira.