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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
SAVELI, Esméria de Lourdes e TENREIRO, Maria Odete Vieira. Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.155-162. ISSN 1519-3993.
Este artigo discute a política educacional do Ensino Fundamental de nove anos por meio do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foram entrevistas semiestruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política exige dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda às singularidades da criança do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.
Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Política Educacional; Saberes e Práticas.