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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz e SORDI, Mara Regina Lemes de. Implementação de política de avaliação institucional no ensino fundamental: a percepção do gestor municipal. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.241-250. ISSN 1519-3993.
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da implementação de uma política de Avaliação Institucional para o Ensino Fundamental, da rede municipal de Campinas, Estado de São Paulo. Buscou-se compreender os mecanismos imbricados na implementação de política pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de 2008 a 2009, na qual foram utilizadas técnicas de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise de conteúdo e triangulação de métodos. Os resultados revelam as percepções e os sentidos atribuídos à implementação da política, pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação, estruturados em categorias: motivação para se implementar uma política de Avaliação Institucional; compreensão do significado da política de Avaliação Institucional; e o processo de implementação da política. Conclui-se que a implementação da Avaliação Institucional ancora-se em processos participativos em defesa da qualidade da Educação Básica.
Palavras-chave : Avaliação Institucional; Educação Básica; Ensino Fundamental; Implementação de Política.