Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870
Resumo
CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Dialogismo e impedimentos cognitivos: reflexões sobre a comunicação entre adulto e estudantes com deficiência intelectual. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.425-439. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220300007.
O presente artigo tem como objetivo investigar as características linguístico-discursivas na comunicação estabelecida entre criança com deficiência intelectual e adulto, em situação de Atendimento Educacional Especializado, bem como os recursos utilizados para facilitar a comunicação e garantir a acessibilidade cognitiva. A pessoa com deficiência intelectual possui impedimentos na comunicação oral, com dificuldades na expressão oral, quando comparada à compreensão da linguagem. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade do Recife. Participaram desse estudo duas crianças que apresentavam deficiência múltipla e impedimentos cognitivos, além da professora especialista. A coleta de dados foi realizada em situação de atendimento, em que foram videografadas as sessões de atendimento de cada criança. Foi possível perceber que o uso demasiado de gestos associado à oralidade é muito comum na comunicação desses sujeitos. Investigar as características linguístico-discursivas de estudantes com deficiência intelectual pode trazer contribuições para a prática docente.
Palavras-chave : Cognição; Inclusão; Linguagem.