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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870
Resumo
MATOS, Gláucio Campos Gomes de e FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Educação em comunidades amazônicas. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.367-383. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4604.
O artigo traz uma reflexão sobre a educação nascomunidades amazônicas, mais especificamentenaquelas localizadas às margens dos rios do Estado doAmazonas. A pesquisa está alicerçada na teoria de NorbertElias e no trabalho de campo de cunho etnográfi co. Osamazônidas representam uma miscigenação oriundade diferentes grupos étnicos e vivem em condiçõessui generis, adaptados ao clima quente e úmido eajustando-se às variações dos períodos de enchentee vazante do rio, e aos períodos da chuva e estiagem.Cultivam pequenos roçados para subsistência, praticamo extrativismo, organizam-se em atividade coletiva denominada de “puxirum”, cujo objetivo é a ajuda mútua, e têm acesso à educação institucionalizaadvinda das escolas de características urbanas. O conhecimento “tradicional” utilizado na vida diárianessas comunidades tem raízes nas culturas ancestrais dos povos indígenas, mas foi sendo ressignificado de forma interconectada aos processos de mudanças sociais. A educação escolarizadafaz parte desse arcabouço do conhecimento e nos últimos anos tem caminhado a passos largos nouniverso amazônico, muitas vezes sem valorizar o saber fazer do amazônida. O desafio na educação dascomunidades ribeirinhas é considerar a importância do conhecimento da vida diária e introduzi-lo noconteúdo da educação institucionalizada, pois foi ele, ao longo dos séculos, a permitir a manutençãoda vida desses grupos humanos no universo amazônico.
Palavras-chave : Comunidades ribeirinhas; Educação; Figurações sociais.