Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870
Resumo
NUNES, Natália de Borba; CAMARGO, Maria Cecília da Silva e MELLO, André da Silva. Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225436. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5436.
Este artigo apresenta os tensionamentos entre rotina e cotidiano em uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal da região central do Rio Grande do Sul. Definiu-se como objetivo compreender o processo pelo qual o cotidiano se manifesta nas rotinas escolares através das transformações protagonizadas pelas crianças. As observações participantes e registros produzidos em campo durante as interações com os sujeitos da pesquisa evidenciaram que as crianças transformam a rotina pedagógica através de brincadeiras e interações não previstas. Essas rupturas protagonizadas pelas crianças conflitam com a organização dos espaços-tempos pensados por adultos na rotina funcional da escola, gerando dissonância de interesses. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a delicada relação entre os espaços-tempos adultos e infantis no cotidiano da Educação Infantil, além do velado apressamento para os processos de alfabetização, que dificultam uma escuta sensível que acolha as contribuições das crianças e suas múltiplas expressões.
Palavras-chave : Brincadeiras; Infância; Interações na escola; Rotina escolar.