Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870
Resumo
PEDRI, Carolina e KOERNER, Rosana Mara. Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237070. Epub 30-Mar-2023. ISSN 2318-0870. https://doi.org/https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7070.
O presente artigo busca trazer informações sobre como o letramento digital dos professores de língua inglesa tem se desenvolvido por meio do que dizem de suas práticas em sala de aula. Os dados analisados aqui são um recorte de uma pesquisa de mestrado que procurou investigar o desenvolvimento do letramento digital desses professores, seus desafios e, superações e responsabilidade deles ao formar outros sujeitos letrados digitalmente. Para levantamento dos dados foram utilizados os instrumentos questionário e entrevista e as falas foram analisadas em seu conteúdo. Os resultados demonstraram que as práticas docentes que mais oportunizam o desenvolvimento do letramento digital dos professores referem-se ao planejamento e execução das aulas, principalmente por meio de atividades de pesquisa e apresentação de conteúdos, sejam por textos, imagens ou vídeos. Os recursos tecnológicos têm sido utilizados mais para apresentação/apreciação do que para a produção/criação de materiais digitais. Aponta-se a necessidade de formação sólida no tema letramento digital para um trabalho mais efetivo.
Palavras-chave : Atividades pedagógicas; Leitura e escrita na tela; Professores de língua inglesa.