Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
ALONSO, Catalina Maria e SOUZA, Amaralina Miranda e. Las tecnologías aplicadas a la educación especial integradora: la contribución del software educativo “Hércules y Jiló”. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.131-150. ISSN 1981-0431.
As Tecnologias de Informação e de Comunicação aparecem como grandes aliadas do professor, favorecendo as diferentes formas de aprender e as diferenças individuais dos alunos e dos professores. Apresentamos as linhas fundamentais que servem de base no desenho, na elaboração e na explicação do software educativo “Hércules e Jiló”, recomendado para o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educativas especiais. Neste trabalho serão abordadas várias linhas de ação: 1. fundamentar sua realização com base científica e tecnológica para lograr uma relação e motivação amigável do aluno com a máquina; 2. oferecer uma base científico-pedagógico-metodológica para tentar alcançar atrativos os quais o aluno possa construir conhecimento pela sua interação com o software e suas atividades derivadas. Aspira-se que as tecnologias - em particular, o software educativo - contribuam na aprendizagem de alunos que apresentam necessidades educativas especiais ou não.
Palavras-chave : Tecnologias da Informação e da Comunicação; Software Educativo; Educação Especial.