Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
MIRANDA, Simão Francisco de. Afeto e auto-estima nas relações interativas em início de escolarização. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.299-310. ISSN 1981-0431.
Este artigo, à luz da perspectiva sócio-histórico-cultural, discute o afeto e a auto-estima nas relações diádicas professora-alunos e alunos-alunos no início da escolarização. Discorre acerca dos principais conceitos envolvidos e destaca os papéis da comunicação e da metacomunicação em tais interações, relacionando-os à construção da auto-estima. Sumariza estudo empírico realizado pelo autor envolvendo 12 crianças de uma 1ª Série do Ensino Fundamental (atual Segundo Ano) de uma escola pública no DF (seis com indícios de desejável e seis de indesejável auto-estima). Objetivou, entre outras questões, compreender as possíveis motivações potencialmente incrementadoras de mudanças no curso dos processos de construção da auto-estima, a partir das interações comunicativas e metacomunicativas diádicas criançascrianças e professora-crianças. Entre as principais conclusões, sugere-se o premente e permanente investimento na qualidade das interações comunicacionais e metacomunicacionais afetivas no contexto estudado para a ampliação das possibilidades da construção mais desejável possível da auto-estima dos nossos pequenos escolares.
Palavras-chave : Afeto; Auto-Estima; Desenvolvimento Infantil; Início de Escolarização.