Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantil. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.167-187. ISSN 1981-0431.
O artigo problematiza os discursos sobre aprendizagem e formação docente presentes no material do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil), ocorrido no período de 2005 a 2012. Trata-se de um curso na modalidade normal, em nível de ensino médio, à distância, do Ministério da Educação, que objetiva a formação de professores que atuam na educação infantil e não possuem titulação. A metodologia de pesquisa utilizada é a análise do discurso. A partir desse estudo, conclui-se que os discursos do ProInfantil operam no governamento do professor, prescrevendo metodologias de como ele deve atuar e se reconhecer enquanto profissional.
Palavras-chave : ProInfantil; Discurso; Aprendizagem; Formação Docente.