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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
LOURENCO GOMES, Claudia e ANDRADE TORALES-CAMPOS, Marília. Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36943. Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202136943.
Ao estabelecer um diálogo entre os aportes da Filosofia e o campo da educação, este trabalho trata de aproximar o pensamento de Baruch de Espinosa ou Benedictus de Spinoza (1632-1677) aos debates do campo da Educação Ambiental (EA). Em suas contribuições, ele elaborou uma filosofia em que pretendia polir as lentes humanas, trazendo profundas reflexões sobre a existência humana e as relações socioambientais. A filosofia de Espinosa tem um potencial iluminador que pode trazer subsídios para pensar os processos que fundamentam a Educação Ambiental e mobilizar uma prática educativa capaz de levar os sujeitos a atuar de forma crítica e problematizar as relações sociais que colocaram a humanidade em crise.
Palavras-chave : Filosofia; Educação; Espinosa; Educação Ambiental.