Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
TORRES, Érica Yamauchi e SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37018. Epub 28-Jul-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202137018.
Este estudo objetiva analisar duas propostas de produção de gêneros orais em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, com base em Bakhtin (2019) e Schneuwly e Dolz (2011). Observou-se o favorecimento para o letramento crítico sob a ótica de Freire (2019), Street (2014) e Soares (2009). Justificamos a investigação do livro didático e apontamos a relevância de pesquisas sobre os gêneros orais e suas vinculações com o letramento crítico. É uma análise de conteúdo documental com enfoque quanti-qualitativo e interpretativista. Os dados mostram a ocorrência de um baixo percentual destas propostas, contudo o estudo sinaliza a contribuição para o letramento crítico do estudante.
Palavras-chave : Livro didático; Gêneros orais; Letramento crítico.