Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
DALTRO, Paulo e ABBAD, Gardênia. Utilização de elementos de games em contextos educacionais: revisão sistemática da literatura. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36116. Epub 15-Out-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202136116.
Este trabalho apresenta resultados de uma revisão acerca do uso da gamificação em contextos educacionais. A pesquisa ocorreu por meio de uma busca 360° em bases referenciais, no período de 2010 a 2020. Apenas artigos publicados em periódicos revisados por pares foram incluídos na revisão. Os resultados são apresentados em três categorias: (1) objetivos das pesquisas e descrição dos contextos educacionais; (2) características metodológicas; e (3) resultados obtidos. A produção acadêmica sobre gamificação envolve medidas cognitivas de aprendizagem, como aquisição e retenção e medidas afetivas, tais como engajamento e motivação.
Palavras-chave : Educação; Tecnologia educacional; Gamificação; Aprendizagem; Games.