Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BALDUINO, Paula. Histórias de vida e ancestralidades afro-pindorâmicas em foco. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35239. Epub 25-Mar-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35239.
Este ensaio aborda as histórias de vida como caminho de construção da educação como prática da liberdade. Parte de situações vivenciadas em 2019 e 2020 nas comunidades da sala de aula junto a estudantes majoritariamente negros em cursos de agropecuária e agroecologia da rede federal de ensino. A circularidade e a temporalidade cíclica, organizadoras de experiências coletivas afro-pindorâmicas, são referências conceituais que alumbram o fazer pedagógico. A análise revela as histórias de vida como percurso para conectar memórias, ancestralidades e processos de ensino-aprendizagem, de modo a se pensar a descolonização dos sujeitos e do saber - principal objetivo das vivências realizadas.
Palavras-chave : Narrativas autobiográficas; Pluralidade epistemológica; Currículo diversificado; Currículo intercultural; Educação para as relações étnico-raciais.