Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
NUNEZ, Kathia; AYORA, Gialuanna e TORRES, Eliud. Bibliotecas comunitárias: diálogo e colaboração com as crianças para nos descolonizar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35237. Epub 05-Jul-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202135237.
Apresentamos neste artigo três experiências de trabalho de pesquisa e de acompanhamento educativo a partir de bibliotecas comunitárias que se baseiam em diversos processos de apropriação, que respondem à necessidade das crianças de espaços físicos e simbólicos para a brincadeira, para o jogo, para o diálogo e para a reflexão sobre as coisas que lhes importam. Nós discutimos sobre a importância das pesquisas colaborativas, sendo que, a partir dessas experiências, tem sido possível aprofundar a prática de metodologias implicadas com crianças. Nesses trabalhos foram desencadeados processos que permitiram diálogos entre a comunidade e a academia na construção de espaços autogestionados.
Palavras-chave : Infância; Pesquisa dialógica; Trabalho colaborativo; Dialogismos; Letramentos.