Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
LIMA, Marcio Roberto de. Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43415. Epub 01-Ago-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202243415.
Este ensaio conceitua performance a partir da interlocução entre referenciais da Teoria Ator-Rede (TAR) e discute esse constructo como um operador teórico no campo da Educação. Complementarmente, o ensaio sintetiza cinco pesquisas em Educação, as quais abarcam em suas questões de interesse diferentes performances como desdobramentos de intervenções pedagógicas situadas. As ideias construídas neste trabalho sugerem que as (inter)ações estabelecidas em redes sociomateriais possibilitam assumir performance como afetações que reverberam em estados no mundo de maneira processual, múltipla e coexistente.
Palavras-chave : Performance; Teoria Ator-Rede; Educação.