Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
LUCARELLI, Elisa e FINKELSTEIN, Claudia. Prácticas de enseñanza y prácticas profesionales: un problema de la didáctica universitaria. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.17-32. ISSN 1981-416X.
Este artigo apresenta os progressos realizados por um programa que investigar a formação no campo da saúde em uma universidade Argentina, com foco na análise da construção da aprendizagem complexa nas carreiras de Odontologia e Medicina, e formas inovadoras visando a teoria de trabalho conjunto desenvolvido pelos professores no seu ensino nos espaços das clínicas. Através do desenvolvimento de metodologia qualitativa, à luz de um quadro conceitual baseado em considerações de Didática de base crítica são definidas: a especificidade da Didática universitária, as práticas de ensino na formação da profissão, o quadro curricular das duas carreiras sendo estudadas, as características assumidas pelo ensino nas clínicas, a construção da aprendizagem complexa nessas áreas, a colaboração estabelecida entre grupos de estudantes para lidar com a incerteza criada pelas situações de prática profissional no ensino de graduação.
Palavras-chave : Práticas de Ensino; Prática Profissional; Docência Universitária.