Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CARMINATI, Celso João. Formação e didática do ensino da filosofia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.369-384. ISSN 1981-416X.
Neste texto, apresento alguns aspectos em torno das discussões sobre a formação de professores de Filosofia e os desafios do ensino dessa disciplina para alunos de nível Médio. Essas questões vêm ocupando o cenário curricular, além da agenda para professores e pesquisadores, nas últimas décadas, principalmente sobre a sua obrigatoriedade. Neste texto, retomo algumas leituras que considero importantes para essa discussão, pois me remetem a pensar as relações entre os conteúdos ensinados na disciplina, as aprendizagens e os seus desafios metodológicos. Assim, outros aspectos importantes no âmbito da transposição didática exigem que se repensem seus conteúdos, as estruturas de formação e o campo de construção de conhecimentos. Por fim, os aspectos específicos do debate filosófico entre o ensinar Filosofia ou ensinar a filosofar são forçosamente centrais na discussão que elegi para este texto.
Palavras-chave : Formação; Ensino de Filosofia; Didática; Filosofar.