Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
VALLE, Ione Ribeiro. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.411-437. ISSN 1981-416X.
Pierre Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino (francês), evidenciando a distância entre a educação escolar praticada e o modelo preconizado pelas políticas educacionais. Seus estudos desencadearam uma crítica radical sobre os princípios da escola republicana. A escola se constituiu, portanto, no alvo privilegiado de algumas de suas principais obras (Os herdeiros, 1964; A reprodução, 1970; Homo academicus, 1984; A nobreza de Estado, 1989) e sempre ocupou um lugar importante nas demais. Nosso objetivo neste trabalho consiste em revisitar reflexões teóricas que permanecem relevantes no desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social e que estão nos discursos sobre a democratização da educação.
Palavras-chave : Educação Escolar; Herança Cultural; Meritocracia Escolar; Democratização da Educação.