Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CHARRIER, Marie-Cécile e BERGIER, Bertrand. Exploração do imaginário dos professores das escolas: apontamentos metodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.773-808. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.AO01.
Este artigo apresenta os fundamentos epistemológicos e metodológicos de uma pesquisa em ciências da educação, cujo objetivo é a exploração do imaginário de professores das escolas em um contexto de aprendizagem. O desenvolvimento, que se pretende compreensivo, destaca as questões de objetividade/subjetividade para satisfazer as exigências de cientificidade que não excluem seu caráter qualitativo. No quadro de uma reflexão sobre a linguagem, considerada como compromisso entre o estruturalismo e a hermenêutica, o pesquisador encontrará seus instrumentos de investigação e de análise : entrevista semi--diretiva sobre a formação inicial e continuada, Arquétipo-teste construído de 9 elementos de Yves Durand (2005), realizada após as Estruturas Antropológicas do Imaginário, de G. Durand (1992). Veremos como a análise do simbolismo dos termos de entrevista, combinada ao micro-universo definido pelo AT.9, permite definir cada sujeito como um heroi, personagem principal de uma história mítica, aquela da aprendizagem esboçada em uma outra etapa da pesquisa.
Palavras-chave : Imaginário de Professores; Epistemologia; Hermenêutica; Estruturas Antropológicas do Imaginário.