Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GERMINARI, Geyso Dongley e PEDROSO, Daniela. Educação escolar e currículo: uma abordagem cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.843-865. Epub 28-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao07.
Este artigo é resultado de reflexões acerca da relação entre seleção de conteúdos de ensino e currículo compreendido como artefato social e cultural. Para o desenvolvimento de tal estudo, contou-se com um arcabouço teórico que introduz os três conceitos que fundamentam a presente análise: cultura, educação e currículo. Tais temas foram abordados à luz de autores selecionados no sentido de apontar diferentes maneiras de compreensão e apropriação dos mesmos no contexto escolar, além de subsidiar a discussão referente à tradição seletiva e à constituição dos saberes escolares. A pesquisa bibliográfica conduziu metodologicamente a análise. A contribuição deste trabalho pode ser apontada particularmente quanto à possibilidade que se concretizou de compreender teoricamente a especificidade dos conteúdos de ensino escolar selecionados pelos dispositivos curriculares e sua relação com a cultura, entidade na perspectiva social e histórica.
Palavras-chave : Educação Escolar; Currículo; Cultura.