Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
OLIVEIRA, Werley Carlos de; PESCE, Lucila e HESSEL, Ana Maria Di Grado. Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.462-477. Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao02.
Este artigo aborda as interações vivenciadas por alunos em uma comunidade de prática online criada para dar sustentação a um curso no formato e-Learning, para funcionários da área de logística do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP). Trata-se de um estudo de caso etnográfico, cujo objetivo foi investigar o papel do fórum de discussões online tendo como fio condutor reflexões oriundas da teoria da complexidade, por meio de conceitos como autopoiese, auto-eco-organização e circularidade, usados como fundamentos explicativos dos aspectos observados. Os resultados mostram a utilização da educação online como meio de criar redes que podem contribuir para o fortalecimento de uma cidadania planetária, uma vez que explora uma proposta pedagógica ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar malhas solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, que são favorecidos pelas reflexões advindas de problemas emergentes e suas possíveis soluções que podem ser instigadas por meio do protagonismo na formação.
Palavras-chave : Comunidade de prática; Aprendizagem colaborativa; Complexidade; Educação online.