Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MEDEIROS, Liziany Müller et al. Potencialidade do Google Maps nas aulas de Geografia em uma escola do campo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.779-797. Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds09.
O presente artigo tem como objetivo avaliar as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de Geografia em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no município de Santa Maria, RS, Brasil. A pesquisa pretendeu apresentar a ferramenta Google Maps para educandos, ensinando suas funções e identificando através da ferramenta o espaço onde estes jovens e a escola em que estudam se insere, também buscou avaliar se a ferramenta auxilia na democratização do conhecimento no que tange à geografia escolar. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas atividades, relativas a conteúdos que abordam problemas ambientais. Através da utilização do Google Maps, os educandos relataram que a ferramenta proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, uma vez que o mesmo aproveita os conhecimentos prévios de cada um, levando-os a relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano e tornando mais fácil o entendimento de conceitos mais específicos, potencializando, assim, o ensino facilitado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e democratizando o conhecimento.
Palavras-chave : Google Maps; Educação do Campo; Ensino de Geografia; Tecnologias de informação e comunicação.