Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
FERREIRA, Jacques de Lima e CORREA, Ygor. Educação online e educação aberta: avanços, lacunas e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.14-35. Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds01.
Este artigo apresenta o estado da arte da Educação online e da Educação aberta, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas científicas, dissertações e teses, durante o período de 1996 a 2017. Este realiza um mapeamento e analisa as contribuições e as implicações presentes em pesquisas acadêmicas, possibilitando uma melhor compreensão do que essas investigações têm revelado. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa e faz uso do software Atlas Ti, para fins de operacionalização da análise de dados, assim como apoia-se na técnica de Análise de conteúdo. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 88 teses e 256 dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações. A análise de dados permitiu identificar que em relação à Educação Online e à Educação Aberta as pesquisas têm enfatizado a importância da flexibilização da Educação para o processo de aprendizagem, bem como a utilização de diferentes recursos didáticos e tecnológicos, enquanto ferramentas que permitem o uso de metodologias interativas. Identificou-se também que a desmotivação dos participantes está associada à metodologia de ensino adotada.
Palavras-chave : Estado do Arte; Educação Online; Educação Aberta.