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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SOARES, Eliana Maria Sacramento; RELA, Eliana e SANTOS, Amanda Souza. Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.739-754. Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao01.
Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender como os professores utilizam o laboratório de informática e os dispositivos móveis na escola. Tal investigação teve suas bases na teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu corpus foi constituído a partir de entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental, categorizadas segundo a análise textual discursiva. Dentre outras conclusões, entendemos que os professores estão atuando no sentido de inserir os recursos do laboratório de informática e de dispositivos móveis em suas práticas docentes, com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, entretanto ainda os utilizam como um complemento em estratégias de ensino tradicionais e pouco inovadoras. Discutimos neste trabalho, portanto, práticas mediadoras, com potencial para desencadear nos alunos processos internos de significação, de maneira que a ação realizada com o auxílio dos recursos digitais possa funcionar, de fato, como uma ação para a aprendizagem. Desde essa perspectiva, deslocamos o foco da tecnologia em si no processo de ensino e aprendizagem, para evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre ela e as práticas pedagógicas realizadas por seu intermédio.
Palavras-chave : Tecnologias digitais na escola; Dispositivos móveis; Laboratório de informática; Práticas mediadoras da aprendizagem.