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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GONCALVES, Anderson Cavalcante; FERREIRA, Deller James e GRACIANO NETO, Valdemar Vicente. Desafios dos professores de programação de computadores para promover a regulação dos alunos em atividades de aprendizagem invertida durante o COVID-19. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1820-1838. Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds15.
Os desafios para professores de programação de computadores são grandes; é difícil ensinar conceitos e estruturas inerentes à linguagem de programação aos alunos em cursos introdutórios na área de informática. A pandemia de coronavírus, COVID-19, intensificou essas dificuldades à medida que todo o processo de ensino e aprendizagem migrou para as plataformas online. A pesquisa visa fornecer evidências sobre as dificuldades que os professores de informática estão tendo para implementar aulas invertidas. A análise envolve o conhecimento das percepções dos professores sobre os métodos de ensino colaborativos de resolução de problemas e com estratégias regulatórias para motivar os alunos e promover reflexões sobre a sua aprendizagem. Os resultados indicam que os professores apresentam dificuldades significativas na compreensão do uso das metodologias ativas, na compreensão do perfil dos alunos aprendizes e na forma como eles podem preparar, planejar, implementar e favorecer a aprendizagem.
Palavras-chave : Programação de computador; Desafios; Regulação; Aprendizagem Invertida; COVID-19.