Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de e SILVA, Maria da Graça Moreira da. Educação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.760-777. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds07.
O artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.
Palavras-chave : Educação aberta; Escolarização aberta; RRI.