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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GONCALVES, Anderson Cavalcante e FERREIRA, Deller James. Estrutura de Processos de Regulação dos Alunos para a Aprendizagem Invertida. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1506-1521. Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao09.
A fim de alcançar o sucesso em tarefas individuais e colaborativas de aprendizagem invertida, os alunos podem se envolver em processos regulatórios produtivos para gerenciar cognições, comportamentos, emoções e contexto. As estruturas de aprendizagem autorreguladas tornaram-se a pedra angular para examinar as formas sociais de regulação. Apesar dos avanços recentes na área de corregulação, ainda são necessárias mais pesquisas sobre como grupos de alunos regulam sua aprendizagem em ambientes colaborativos. Neste trabalho aplicamos um método exploratório e integrativo para elaborar um quadro de processos regulatórios e uma avaliação por especialistas para validá-lo. Redesenhamos a estrutura de autorregulação de Pintrich, colocando uma ênfase especial no papel crucial do trabalho em grupo na aprendizagem invertida, fornecendo uma visão mais holística dos processos regulatórios. Sete especialistas em aprendizagem colaborativa responderam positivamente a um questionário para avaliar a qualidade do framework quanto à clareza, compatibilidade, produtividade, papel tecnológico, abrangência e foco no aluno. A estrutura estendida aqui apresentada tem implicações para a prática, sendo especialmente benéfica na criação de estratégias para facilitar a autorregulação e corregulação dos alunos. Este estudo fornece informações valiosas para educadores sobre design instrucional e seleção de processos regulatórios apropriados para moldar atividades de aprendizagem para facilitar o envolvimento dos alunos na abordagem de aprendizagem invertida.
Palavras-chave : Aprendizagem invertida; Processos regulatórios; Envolvimento do aluno; Autorregulação; Corregulação..