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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SILVA, Josemar Farias da e OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1551-1567. Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao12.
O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas que se denominou como uma Política de Gestão, Responsabilização e Testagem. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico e dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, observa-se o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública, que baseado no paradigma da qualidade total em educação, se materializa a partir da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional. Os resultados mostram que a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas configura-se como um grande mercado a ser explorado, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida.
Palavras-chave : Escola pública; Avaliação externa; Política de gestão; Sistemas de testagem..