SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado: a produção acadêmica de Liliana Soares FerreiraA escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira  e  MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com TIC na formação de professores para o Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.214-229.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao03.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados alcançados indicam que o componente curricularampliou as experiências com práticas docentes, vinculada a utilização das TIC para a formação dos estudantes. Outro resultado foi a ampliação de possibilidades virtuais para o exercício da docência como forma de ressignificar metodologias e estratégias educacionais e a aquisição de recursos tecnológicos para desenvolvimento do trabalho docente.

Palavras-chave : Formação docente; Metodologias ativas; Tecnologias da informação e comunicação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )