SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Os materiais como possibilidade de um terceiro espaço produtor de interculturalidade na Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH)Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com TIC na formação de professores para o Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASTAMAN, Ana Sara. Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado: a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.198-213.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao02.

A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.

Palavras-chave : Biografia; Trabalho pedagógico; Análise dos movimentos de sentidos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )