Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira e MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com TIC na formação de professores para o Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.214-229. Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao03.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados alcançados indicam que o componente curricularampliou as experiências com práticas docentes, vinculada a utilização das TIC para a formação dos estudantes. Outro resultado foi a ampliação de possibilidades virtuais para o exercício da docência como forma de ressignificar metodologias e estratégias educacionais e a aquisição de recursos tecnológicos para desenvolvimento do trabalho docente.
Palavras-chave : Formação docente; Metodologias ativas; Tecnologias da informação e comunicação..