SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80A criatividade na performance pedagógica do tutorAspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FRAGOSO, Marco Aurelio Soares; MORAIS, Josmaria Lopes de  e  ROMERO, Adriano Lopes. Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.298-317.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao08.

O presente trabalho parte da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. Trata-se de uma sequência didática (SD), sobre o objeto de conhecimento tabela periódica, elaborada considerando os parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA. A etapa de avaliação desse PE, realizada no contexto de um curso de formação continuada, contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizando questionários como instrumento de coleta de dados, foram formuladas 13 questões agrupadas em três categorias, relacionadas ao uso da abordagem CTSA e às percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na SD. Ficou evidente, a partir das respostas das professoras, que ao explorar o artefato tecnológico smartphone, utilizando a abordagem CTSA, o ensino do objeto de conhecimento tabela periódica poderá ser melhor compreendido e valorizado pelos estudantes da Educação Básica. Quanto à presença dos parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA, as participantes pontuaram que os recursos e as ferramentas apresentados na SD contribuem para alcançar os objetivos elencados para cada uma das unidades propostas. Ao final da pesquisa, destacamos a importância de considerar os professores da Educação Básica não apenas como potenciais usuários dos PEs, mas também como agentes ativos nas etapas de implementação e avaliação dos PEs.

Palavras-chave : CTSA; Sequência didática; Tabela periódica; Smartphone..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )