SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LEITE, Ana Luiza  e  FERREIRA, Roni Costa. Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.382-400.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao13.

A vida dos professores universitários foi significativamente impactada pela pandemia da Covid-19, o que resultou em alteração da satisfação e estresse desses profissionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção científica, por meio de uma revisão sistemática, sobre o impacto da pandemia no bem-estar do professor universitário. Após a busca por artigos em bases de dados, critérios de exclusão foram aplicados e restaram 42 artigos científicos para análise. A maioria dos artigos científicos está escrito em inglês e advém dos Estados Unidos, assim como, possuem abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que houve mais, em número e intensidade, desafios e dificuldades observados do que benefícios e oportunidades. No que tange aos benefícios, novas oportunidades de colaboração em pesquisa, mais atenção à saúde, e desenvolvimento profissional do docente. A rede de apoio profissional e familiar foi citada como um benefício durante a pandemia, e quando não percebida, como uma dificuldade. No que tange aos desafios, professores precisaram reformular suas aulas, metodologias de ensino, adaptar-se às tecnologias e engajar os alunos, o que aumentou a carga de trabalho significativamente. Por fim, apresentam-se informações necessárias para que Instituições de Ensino Superior possam desenvolver políticas que ajudem os professores a enfrentarem esses desafios, em busca da manutenção ou melhoria da qualidade do ensino superior.

Palavras-chave : Professor Universitário; Experiência; Pandemia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )