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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
VANIEL, Berenice Vahl e LAURINO, Débora Pereira. Conversas no estágio de docência: a emergência do potencial dos objetos virtuais de aprendizagem pela mediação pedagógicano ensino de física. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.104-127. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0104.
Neste artigo explicamos uma pesquisa vivida no Estágio de Docência da disciplina Atividades de Ensino de Física II, no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. As atividades desenvolvidas visaram experienciar a docência enquanto um processo reflexivo e, investigar a potencialidade dos objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para as ações educativas no ensino de física. Conceitos presentes na Biologia do Conhecer de Maturana subsidiaram a argumentação de que existe a necessidade de vivência, discussão e problematização de forma recursiva e recorrente das questões metodológicas relacionadas ao uso das tecnologias digitais no âmbito dos cursos de licenciatura em Física. A análise foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva, Moraes (2003), constituída de três momentos: unitarização, categorização e meta-texto. Os resultados são apresentados em: Conversas sobre possibilidades para ensinar Física e Conversas sobre as produções dos estudantes: a emergência do potencial dos OVA pela mediação pedagógica, ambas pautadas pelo escutar o outro e pelo conversar recursivo.
Palavras-chave : Ensino de Física; Estágio de Docência; Recursividade; Objetos Virtuais de Aprendizagem.