Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de e LAURINO, Débora Pereira. Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.135-151. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728.
Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Baseia-se na Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.
Palavras-chave : Escrever; Redes de Conversação; Experiência; Educação a Distância; Aprendizagem.