Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
BATISTA, Bruno Nunes e ALMEIDA, Fabio Chang de. Construindo competências em geografia e história utilizando músicas na sala de aula. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.168-188. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0168.
Como alicerce para a aproximação da escola como um mundo de possibilidades encontradas na realidade, a música é um dos instrumentos de eficácia pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem contemporâneos. Com base nesse pressuposto, o presente artigo busca analisar as possibilidades de utilização de músicas em sala de aula e seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências nas Ciências Humanas. Para tal, sugere-se um conjunto de atividades para serem aplicadas nas aulas de Geografia e História a partir da contextualização de letras de músicas relacionadas a temas das humanidades, buscando assim a criação de situações diferenciadas de aprendizagem e construção do conhecimento.
Palavras-chave : Geography and History Teaching; Music in The Classroom; Knowledge Construction.