Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.59-78. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5718.
A questão principal que fundamenta esta pesquisa diz respeito ao papel do coordenador pedagógico, principalmente o coordenador iniciante nesta função, bem como seus dilemas e desafios. Tem como objetivos: compreender a função do coordenador pedagógico e suas respectivas atribuições, identificar os principais dilemas e desafios do coordenador iniciante e reconhecer através de suas percepções as marcas do seu trabalho no que se refere aos aspectos objetivos e subjetivos. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento de coleta de dados foram os diários de aula, seguindo as orientações de Zabalza. Para lidar com os dilemas da função, o coordenador precisa vencer desafios, como: aprimorar sua própria formação, estabelecer relações de harmonia, respeito e profissionalismo, construir um trabalho coletivo fundamentado na discussão de ideias para mudar a cultura escolar sem imposição, mas por necessidade.
Palavras-chave : Coordenador Iniciante; Dilemas; Desafios; Diários de Aula.