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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SAUL, Alexandre e VOLTAS, Fernanda Quatorze. Paulo Freire e Antonio Gramsci: aportes para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicas. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.134-151. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961.
Neste artigo pretende-se estabelecer pontes entre o pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci, de modo a inferir da obra desses autores o importante papel da educação no processo histórico de transformação social e a necessidade de formação de intelectuais comprometidos com esse propósito. São explorados conceitos freireanos que, em diálogo com a obra gramsciana, demonstram o valor e a atualidade das propostas desses pensadores na superação de desafios contemporâneos da formação docente, em uma perspectiva crítico-emancipatória. O texto afirma o entendimento da escola como um centro de produção cultural estreitamente articulado ao projeto de sociedade que se quer construir e, portanto, como um espaço-tempo do qual as classes populares não podem e não devem prescindir no contexto da disputa hegemônica. Com essa compreensão, é discutida a necessidade de assumir a formação em serviço de professores como um contexto possível de formação de intelectuais transformadores, no qual se constroem conhecimentos significativos, se luta por melhores condições de trabalho e se vive, com ousadia, o desafio cotidiano de desenvolver uma educação com qualidade social.
Palavras-chave : Paulo Freire; Antonimo Gramsci; Formação de Professores; Intelecutais Organânicos; Intelectuais Transformadores.