Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
DONOSCO-VASQUEZ, Trinidad. Capacitar as elites? Uma reflexão sobre o empoderamento das mulheres universitárias. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.182-202. Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802.
Este artigo apresenta a tese de que a gênese e a essência do empoderamento estão vinculadas a grupos vulneráveis com grandes dificuldades de acesso a recursos e poder e que, portanto, parece incompatível com o mundo universitário que representa a elite do sistema educacional e com o empoderamento das mulheres no ensino superior. Depois de desenvolver algumas experiências de empoderamento das mulheres nas universidades e de revisar as chaves para o empoderamento, é feita uma lista dos discursos que distorcem e discriminam as mulheres no mundo universitário. Finalmente, as características de como deve ser e o que deve ser considerado para um processo de capacitação na universidade são estabelecidas.
Palavras-chave : Emponderamento; Mulheres; Educação superior.