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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MOREL, Ana Paula Massadar. Educação popular em saúde e descolonização em tempos de negacionismo. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.41-56.  Epub 19-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16008.

Em plena pandemia da Covid-19, cresce o negacionismo em relação aos conhecimentos em saúde. A educação popular em saúde possibilita problematizar tal fenômeno, mas também se depara com novos desafios: como questionar o cientificismo diante do crescimento do negacionismo? É possível defender a ciência sem deslegitimar os saberes populares? A partir dessas questões, procuramos discutir as concepções de educação em saúde mobilizadas no enfrentamento da pandemia. Em seguida, destrinchamos a popularização do negacionismo para, por fim, abordarmos a relação da ciência com a crítica e a descolonização do saber, discutindo especialmente os saberes indígenas sobre a pandemia.

Palavras-chave : Educação Popular em Saúde; Negacionismo; Covid-19; Saberes Populares; Ciência.

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